assentos-elevados

No dia 01 de Janeiro de 2015, uma nova lei de trânsito entrou em vigor no estado da Florida. Agora todas as crianças com idades entre 4 e 5 anos precisam estar sentadas utilizando os assentos elevados (booster-seat). Até então esta lei era apenas para crianças de até 4 anos.

Os cintos de segurança salvam vidas desde que usados corretamente” – disse Terry Rhodes, diretor-executivo do Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Automotores da Florida. “Os booster-seat  ajudam a elevar as crianças para uma altura em que o cinto de segurança irá protegê-los corretamente.”

No ano de 2014 o estado da Flórida registrou a morte de 05 crianças e pelo menos 145 ficaram feridas em acidentes de trânsito por causa do uso indevido do cinto de segurança. Dados relatados pela Polícia Rodoviária da Flórida. Os booster-seat reduzem o risco de ferimentos graves em até 45% para crianças entre 4 a 8 anos de idade, segundo informações do Disease Control and Prevention.

Existem algumas exceções: as crianças de 4 e 5 anos podem utilizar apenas o cinto de segurança, se o condutor não é um membro da família imediata da criança, em casos de uma emergência ou se houver alguma restrição médica que justifique a razão. Os motoristas que violarem esta lei terão que pagar uma uma $60 dólares, custas judiciais e três pontos na carteira de motorista.

Veja as diretrizes desta nova lei que determinam se uma criança com mais de 5 anos de idade, está apta a usar apenas o cinto de segurança:

  • A criança tem que ter no mínimo 1,20 cm de altura
  • A criança tem que permanecer sentada durante todo o trajeto e estar com os joelhos dobrados na borda do assento
  • A faixa superior do cinto de segurança tem que estar na altura do ombro, sobre o peito e não no pescoço
  • O faixa inferior do  cinto de segurança tem que estar na na parte superior das coxas, não no estômago